3 Julho 2015      11:54

Está aqui

COSTA SUDOESTE PROCURA CLASSIFICAÇÃO DA UNESCO

Numa acção liderada pela Câmara Municipal de Odemira, e que conta com o envolvimento de quatro municípios, dois alentejanos (Odemira e Sines) e dois algarvios (Aljezur e Vila do Bispo), está a ser preparada a candidatura que quer vêr a Costa Sudoeste classificada de Património Natural da Humanidade.

A candidatura, que vai ser entregue junto da Organização das Nações Unidas (UNESCO), tem como objectivo o reconhecimento da Costa Sudoeste como Património Natural da Humanidade e usa como argumentos os "inigualáveis valores naturais, geológicos e patrimoniais de reconhecido interesse à escala mundial", "única pela biodiversidade, nível de preservação e riqueza paisagística", referidos em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o mesmo comunicado, a aprovação desta candidatura - "contribuirá decisivamente para que se concretizem os objectivos que presidiram à constituição da área protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mitigando, com isso, riscos de perda de valores naturais e patrimoniais centrais para a região, para o país e para a humanidade".

A zona candidata situa-se entre a Praia de São Torpes no município de Sines e a Praia do Burgau no município de Vila do Bispo, e compreende a faixa de dois quilómetros a partir da linha de costa.

Desde 2004 que esta zona faz parte da "Tentative List" da UNESCO visando o reconhecimento como Património Natural da Humanidade.

Imagem daqui.