22 Julho 2015      15:27

Está aqui

CHAMPIMÓVEL NO ALENTEJO

O Champimóvel está no Alentejo e passa no "Centro de Ciência Viva", em Estremoz (entre os dias 21 e 25 de Julho).

Conhece o projeto? O Champimóvel e o seu embaixador o Champi, são ciência em acção e pretendem motivar o interesse dos mais jovens pela investigação cientifica, mais concretamente pelas biomedicinas e quem sabe despertar neles a inspiração para futuros cientistas e profissinais de saúde.

É isso que pretende a Fundação Champalimaud com esta aposta na educação e transmissão de conhecimento aos mais jovens e que visa o desenvolvimento das sociedades, uma das prioridades e componentes da missão da Fundação Champalimaud.

“Foi o dia mais maravilhoso da minha vida e vou lembrar-me até ser velhinho.” - um dos testemunhos em destaque de uma das 132.515 crianças que já visionaram o "show" trazido pelo Champimóvel.

Esta exposição itenerante é-nos apresentada pelo anfitrião "Champi" que leva os mais jovens numa apaixonante visita pelo corpo humano.

Tem início no pâncreas, a propósito das alterações de produção de insulina neste orgão e como é possível corrigir esse mesmo problema, através da terapia genética. O Champi conta também um pouco da história, que se inicia em 1972 através de Paul Berg, e leva-nos também a conhecer a molécula de DNA, as suas diversas alterações e os progressos no conhecimento desta mesma molécula.

De seguida, leva-nos ao vasto mundo das "Células estaminais" e mostra os sérios avanços neste campo, e o que parecia impossivel há uns anos, estará cada vez mais próximo de acontecer. 

Outra linha onde este projeto se foca é nas nanotecnologias, área de investigação avançada onde se procura saber o que se passa ao nível molecular e ou atómico. Esta realidade trata de dimensões nanométricas (milionésima parte de um milimetro).

O Champimóvel tem percorrido todo o País e assim continuará a bem da Ciência e do seu desenvolvimento.

Toda a informação aqui.

 

Imagem daqui.