12 Dezembro 2015      01:45

Está aqui

BEJA: PORTAS ABERTAS PARA TODOS

Sé Catedral de Beja

A Sé Catedral de Beja reabre ao público no domingo, dia 13 de dezembro, após obras de recuperação no valor de 1,1 milhões de euros.

Este monumento é um dos mais notáveis monumentos religiosos do Alentejo e foi salvo da ruína com este investimento.

Um comunicado enviado à Lusa pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja revela a satisfação da entidade em reabrir as portas deste importante monumento. É ainda referida a grande complexidade que envolveu as obras de recuperação, pois, durante anos, o imóvel – datado do século XIII - não sofreu obras de conservação e tal levou-o a uma quase situação de ruína com sérios riscos de colapso de parte do edifício, nomeadamente de parte da torre e de alguns setores das três naves.

As obras - iniciadas em novembro de 2014 - duraram cerca de um ano e custaram 1.150.000 euros, financiados por fundos comunitários, pela Diocese de Beja e pela Paróquia de Santiago Maior, tendo o valor da recuperação sido reduzido em cerca de 350 mil euros em relação ao investimento inicialmente previsto.

Neste mesmo edifício está disponível um espaço museológico, onde será exposto o acervo artístico do monumento e onde se incluí um conjunto relevante de obras de arte.

 

Imagem de Francisco Escolinha daqui