5 Novembro 2015      12:04

Está aqui

ABRIU A ÉPOCA DA SOPA

Começamos a crescer com doses de sopa. Crescemos um pouco e evitamo-las porque podemos. Depois e quando começamos a valorizar o que realmente interessa apreciamos a riqueza e paladar de uma sopa bem feita. Há vários motivos para comer sopa e muitas oportunidades para comer boa sopa.
 
Comer sopa é uma boa opção para consumir vegetais, com todas as suas vitaminas e minerais. Depois as sopas são baixas em calorias (esqueçam as sopas de tomate alentejanas porque esta é uma daquelas sopas que estão numa categoria à parte, a das bombas calóricas) e têm um elevado poder saciante. Para além disso digerem-se bem (esqueçam as sopas de cação porque estão também numa categoria à parte, a das sopas a evitar antes da hora de ir dormir, excepto se for sesta). Pela quantidade de vegetais e pouca gordura, são óptimas para regular os níveis de colesterol no sangue. E quando chegamos às sopas "enriquecidas", bem, aqui já entram todas as sopas alentejanas. Carnes, peixes, ovo, enfim, muitas proteínas.
 
Agora e para comer boa sopa Montemor-o-Novo prepara de há 12 anos a esta parte um verdadeiro festival. o Festival das Sopas, que decorre entre 6 e 8 de Novembro no Pavilhão de Exposições daquela cidade alentejana. Repare nestas iguarias: Canja do Monte, Tomatada em pingo de toucinho, Creme de Peixe, Sopa de Mogango com Feijão, Sopa de Cação. E inclua aqui o Ensopado de Borrego. Já saliva? Também nós.
 
E uma garantia tem, todas as sopas aderiram ao conceito Km0, isto é, todas elas são confeccionadas somente com produtos seleccionados da região, o que, não duvide, lhes dá um carácter excepcional.

 

O programa pode ser consultado aqui.

Imagem daqui.