23 Abril 2015      21:11

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14 caraterísticas comuns dos grandes oradores

John F. Kennedy
John F. Kennedy

São poucas as pessoas que ouvimos com fascínio e interesse do início ao fim das suas apresentações. Os grandes oradores são um grupo restrito. Não são perfeitos, pelo contrário, são até seres humanos bastante imperfeitos.

Então, sendo assim, o que é que os torna tão persuasivos? Como é que influenciam as pessoas para tomarem certas ações? Estas capacidades estão listadas e, como escreveu Sims Wyeth, no Inc.com.

 

Um grande orador necessita:

 

1. “Know How” (conhecimento)

Os grandes oradores precisam saber, em simultâneo, o que a sabedoria ancestral e a ciência moderna têm a dizer sobre as melhores práticas em escrever e apresentar discursos que funcionem.

Se não sabem isto, os princípios básicos da retórica e oratória, andarão perdidos no escuro a tentar inventar algo que já foi inventado há muito tempo.

 

2. Paixão e Propósito

O grande orador é levado a conhecer a sua área de discurso e preocupação com um tópico muito particular. A sua paixão conseguirá convencer os outros, não só pela força da sua razão, mas também porque será visível a sua paixão e os princípios que quer que a audiência apreenda.

 

3. Personalidade

A personalidade é o que torna uma pessoa distinta, diferente dos outros. Todos recebemos uma ao nascer, e muitos acabam por perdê-la quando põe um pé em cima do palco. Não tem de ter uma personalidade afetiva, mas a afetividade é uma qualidade atrativa. Deve ser verdadeiro, determinado e acessível. A audiência deseja criar um laço afetivo com o orador.

 

4. Criatividade

Um grande orador precisa criar apresentações e discursos. A apresentação precisa dizer coisas banais de modo interessante, e coisas interessantes de modo banal. Uma pessoa pode ser um grande orador sem criatividade, mas a grandeza vem da originalidade, da criatividade, da capacidade inventiva.

 

Os grandes oradores têm também que ser capazes de:

5. Estabelecer relações

Os ouvintes vivem na ilha dos seus interesses. Os grandes oradores fazem uma ponte para essa ilha: devem ser capazes de fazer perceber aos ouvintes que o conflito na Ucrânia pode ter influência nas suas próprias casas.

 

6. Falar de modo simples

Os grandes oradores primam pela simplicidade. Usam frases curtas. Utilizam linguagem banal para fazer tópicos e temas complicados claros e percetíveis. Não se exibem usando vocabulário complicado e especializado. Usam metáforas que são compreendidas pela grande generalidade do público.

 

7. Não ter medo de falhar

Como todos os outros seres humanos, os grandes oradores também andam em duas pernas: experimentam e erram. Não existem apresentações perfeitas. Cada esforço, cada discurso é uma experiência nova. Os grandes oradores devem ter a vontade de falhar de modo a seguir o seu caminho para o sucesso. O orador que não esteja disposto a falhar não atingirá a marca que distingue os grandes oradores dos outros.

 

8. Não ter medo do trabalho duro

Um grande orador tem que ter a constituição de um cavalo, ou seja, deve sentir-se grande e forte. Lawrence Olivier disse isto sobre os atores, e o mesmo se aplica aos oradores e a qualquer pessoa que se exponha em público; a vida de palco é muito desgastante. É preciso muita energia e poucos nervos. A adrenalina está constantemente em altos níveis. Tem que acordar cedo, deitar-se tarde e acordar a meio da noite – para escrever, para compor um texto, apontar uma ideia, para tentar fazer a diferença e para fazer funcionar o seu discurso com a audiência.

 

9. Não levar as coisas pessoalmente

Os grandes oradores precisam saber proteger-se. Deve ser forte. Tem de acreditar em si e na sua mensagem, mesmo que o seu sucesso dependa da opinião dos outros, não deve preocupar-se muito com a opinião dos outros. E, como sempre, quanto mais sucesso tiver, mais pessoas não gostarão de si.

 

10. Seja vulnerável

Não há nada pior que um orador que se acha acima de tudo e que adora ouvir-se falar. Warren Harding, escritor de discursos, inventou a palavra “bloviate” para descrever a capacidade de alguns oradores de falarem muito e dizerem pouco. A vulnerabilidade pode ajudar um orador a dizer muito falando pouco. Pode torná-lo mais sensível, verdadeiro e acessível; qualidades apelativas, e não muito lamechas.

 

E existem ainda uns quantos “extras” para ajudá-lo a brilhar:

 

11. Uma voz expressiva

A voz de um grande orador brilha com a mudança: o tom, o volume e a velocidade. A voz de um grande orador é animadamente alta: sobe e desce, sussurra e ruge. Uma vez que a voz é a única voz na orquestra, a voz de um grande orador nunca é monótona. O tom, o volume e o ritmo estão em constante mudança.

 

12. Sentido de humor

Não tem que dizer piadas mas será agradável se for afável e simples. Quando questionado sobre os elementos mais importantes de um discurso, Ted Sorenson, escritor de discursos de J.F. Kennedy, respondeu: “ Brevidade, leveza e clareza.” Não deverão ter uma ordem específica, mas se conseguir fazer rir as pessoas terá uma vantagem sobre os oradores que não o conseguem.

 

13. Um guarda-roupa decente

Homens primeiro. Independentemente do gosto, a menos que tenha a elegância de um galgo, ficará sempre melhor de casaco. Não precisa de usar sempre uma gravata, mas uns quantos fatos cinzentos e azuis darão o que necessita. Deve ser capaz de ter o casaco aboatado e conseguir mexer os braços sem estar apertado.

Os líderes das grandes companhias dos países ocidentais tendem a usar sapatos pretos com fatos e gravatas conservadoras. Em algumas regiões, os sapatos castanhos também são aceites.

Quanto às mulheres, o traje formal será um fato de saia, ou calças, com casaco. O traje mais casual pode ser uma camisa formal ou uma camisola, calças formais ou de fato e sapatos bons. Cuidado com o tamanho dos saltos.

 

14. Histórias para contar

Sim, deve contar histórias, elas demonstrarão quem você é, e ilustrarão os seus pontos de vista.

Devem ser as suas próprias histórias, não emprestadas de outra pessoa. As suas histórias têm uma auréola de verdade. 

 

 

Este artigo teve o apoio da agência de comunicação: