1 Agosto 2015      12:15

Está aqui

“FESTAS DO POVO” DE CAMPO MAIOR EM MUSEU

A vila norte-alentejana de Campo Maior vai ter um Museu dedicado às tradicionais Festas do Povo; um investimento de cerca de um milhão de euros – será sujeito a candidatura a Fundos Comunitários - e que deverá abrir ao público em 2016.

Segundo Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara, o Museu ficará instalado no antigo Centro Militar de Campo Maior e terá uma base na componente multimédia, com imagens de vídeo que serão recolhidas na edição deste ano das festas.

A decorrer de 22 a 30 de agosto, as igualmente conhecidas por “Festas das Flores” são já uma marca do verão alentejano, embora só se realizem quando o povo quer. O autarca disse à Rádio Portalegre que estas festas são “um dos maiores eventos culturais do mundo feito pelas mãos do povo” e, segundo Ricardo Pinheiro, “têm um impacto económico num raio de 200 quilómetros” – acrescentou à LUSA.

As festas, que, como se sabe, consistem na decoração de dezenas de ruas, com milhares de flores coloridas em papel, feitas pela população, realizaram-se pela última vez em 2011 – receberam mais de um milhão de visitantes - mas em 2017 haverá novidades: as Festas serão candidatas a Património da Humanidade.

“O projeto será apresentado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2017, mas esperamos ter todo o processo pronto em junho de 2015″, explicou Ricardo Pinheiro, citado pela Lusa.

A candidatura é apoiada pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, consonância com a Associação das Festas do Povo e Câmara de Campo Maior.

Recordamos que a ERTE quer também candidatar a Património Mundial a arte chocalheira de Alcáçovas, os tapetes de Arraiolos e as tapeçarias de Portalegre.

 

Imagem daqui