21 Novembro 2015      13:08

Está aqui

“ALDEIA DOS SONHOS” É ALENTEJANA

A aldeia histórica de São Miguel do Pinheiro (concelho de Mértola) foi escolhida como a “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação INATEL.

Esta iniciativa, “Aldeia dos Sonhos”, é um projeto que nomeia anualmente uma das aldeias histórias de Portugal, com o intuito de realizar os sonhos de localidades com menos de 100 habitantes. Promovido pela INATEL, pretende a concretização de sonhos de natureza turística, cultural e desportiva das populações mais isoladas do país que, de outra forma, não teriam possibilidade de os realizar.

Na primeira edição desde projeto, a localidade vencedora também foi alentejana, Ouguela (Campo Maior), com cerca de 60 habitantes, e que tinha o sonho de viajar até Lisboa e de conhecer os monumentos mais emblemáticos da cidade. Esse sonho foi realizado e com extras: assistiram ainda a um espetáculo de revista e visitaram o Estádio da Luz.

Este ano, a aldeia de São Miguel do Pinheiro, no concelho de Mértola, no Baixo Alentejo, foi eleita a “Aldeia dos Sonhos”, e verá assim concretizado o seu sonho de visitar a região norte do país, nomeadamente a região do Minho e a cidade do Porto.

A maioria dos 87 habitantes de São Miguel são idosos, embora as idades variem entre os 17 e os 82 anos, e a distância geográfica entre a sede de concelho e outras localidades de maior dimensão, acentuam o elevado isolamento geográfico e social da comunidade.

O sonho era quase unânime entre os habitantes, segundo revelou a Câmara Municipal de Mértola na candidatura apresentada e, a maioria dos residentes, nunca gozou férias fora da aldeia.

Segundo a Fundação INATEL, a criação desta iniciativa partiu de uma intenção de sensibilizar para a importância da salvaguarda do património cultural - material e imaterial - das aldeias históricas portuguesas, assim como a atribuição de maior notoriedade a pequenas localidades, designadamente com visitas turísticas organizadas.

A cerimónia simbólica e oficial da “Aldeia dos Sonhos” de 2015 decorrerá no próximo dia 29 de novembro, pelas 15 horas, durante o evento “Reconhecer – Gala de Reconhecimento Social 2015”, uma cerimónia dedicada ainda aos projetos sociais “Fundo de Inovação Social” e “Mealheiro Solidário”, também da Fundação INATEL.