22 Setembro 2015      13:26

Está aqui

ÉVORA: MUNICÍPIOS COM ÁGUA MAIS BARATA

As tarifas para o abastecimento de água em alta, fornecida aos municípios pelos sistemas multimunicipais de abastecimento de água, dependentes do Grupo Águas de Portugal, vão cair em 2016. É uma informação que pode ser analisada no site da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

No Distrito de Évora, por exemplo e no caso concreto do Concelho de Évora, que tem agora como entidade gestora da água pública as Águas de Lisboa e Vale do Tejo, a tarifa de água cobrada à Câmara Municipal vai cair de 0,6881 euros/m3 para 0,5696 euros/m3.

Mas não é só o preço da água que cai. A acompanhar esta queda está também o saneamento de águas residuais cuja tarifa é agora de 0,7014 euros/m3 e que baixará para os 0,5107 euros/m3.

Esta redução é justificada precisamente pela reorganização dos sistemas de abastecimento de água em alta, que entrou em vigor a 1 de julho deste ano e que resultou na agregação dos sistemas multimunicipais de abastecimento de água do Grupo Águas de Portugal.

Concelhos como o de Évora, Reguengos de Monsaraz, Elvas, Portalegre e Portel verão, em 2016, uma redução da tarifa para o abastecimento de água e saneamento de águas residuais, sofrendo uma "harmonização", tendo em vista a equidade na tarifa.

Estes valores ainda assim continuam acima dos praticados por concelhos que não aderiram a este sistema, como por exemplo Viana do Alentejo, cuja tarifa praticada é de 0,2648 €/m3.

Resta saber se esta redução será sentida pelos consumidores na sua fatura da água.

Imagem daqui.